Como Usar a Ferramenta Analise SWOT na Elaboração de um Projeto Digital.

Este artigo explica a análise SWOT de uma maneira prática, incluindo um exemplo. Depois de ler, você entenderá o básico dessa poderosa ferramenta de estratégia .

Como Usar a Ferramenta Analise SWOT na Elaboração de um Projeto Digital.

As empresas geralmente têm uma visão confusa de sua estratégia digital. Grande parte da formação de uma estratégia digital é fazer pesquisa. Podemos reunir uma enorme quantidade de informações sobre um negócio.  Mas isso nem sempre é suficiente.

A quantidade de informação que as empresas possuem hoje em dia pode parecer aflitiva. Uma ideia lógica é simplificar essa informação em algo mais concreto. Algo que ajudará a identificar metas claras. É aí que uma análise SWOT pode ajudar.

 

Pense estrategicamente

À medida que os projetistas se tornam mais integrados às unidades de negócios e se encontram na sala de reuniões, precisam entender as ferramentas, modelos e linguagem que a comunidade de negócios comumente utiliza.

Os designers de projetos digitais podem achar que as pessoas focadas nos negócios, altamente analíticas e focadas nos resultados têm muito a aprender com os eles. Isso provavelmente é verdade, mas da mesma forma os designers têm muito a aprender com as pessoas de negócios.

Embora o pensamento de design nos negócios só tenha começado a se desenvolver nos últimos 20 anos, as empresas ainda prosperam há muito tempo.

Pode começar com o objetivo de alcançar e continuar identificando todos os fatores, favoráveis ​​ou não, que possam ocorrer no esforço de alcançá-lo.

Para demonstrar esse ponto de forma mais clara e didática, vamos considerar um exemplo de analise de SWOT.

Um exemplo construído em torno de um escritório de contabilidade fictício que chamaremos de Lemos & Lemos.

 

Exemplo de Analise SWOT

Como a maioria dos escritórios de contabilidade, a maioria de seus negócios provém da rede de contato e da reputação de seus principais contadores (os sócios). Infelizmente, esses contadores são muito procurados e mudam regularmente de uma empresa para outra, levando seus clientes com eles.

A Lemos & Lemos opera em uma ampla gama de setores. No entanto, eles têm uma reputação particular, gostam de postar matérias da sua área. Eles estão sediados em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Fortaleza.

Em comparação com a concorrência, o blog deles parece um pouco antigo. Todas as unidades espalhadas pelas capitais brasileiras se envolvem dando ideias e propondo conteúdo.

Mas no Blog da empresa, não vemos nenhuma estratégia. Em vez disso, os contadores e o pessoal de marketing da própria empresa, discutem regularmente sobre o conteúdo e a propriedade real da página inicial. No entanto, todos concordam que o blog está fraco e pouco prático e que o orçamento não deve ser uma restrição para corrigi-lo.

 

Fase de descoberta

Depois de passar algum tempo conhecendo o escritório da Lemos & Lemos em uma fase inicial, qualquer um que quisesse aplicar uma análise de SWOT teria duas grandes categorias:

  1. Informação que tem potencial: Para nosso escritório de contabilidade fictício, essa poderia ser sua “reputação no setor de tecnologia”. Afinal, este é um público conhecido por seu uso pesado de redes sociais. Há um potencial óbvio em expandir o que a empresa faz nessa área.

 

  1. Informações que causam preocupação: Por exemplo, no caso do escritório, podem ser os conflitos internos sobre quem é o “dono” do blog e qual é o seu papel. Afinal todas as filiais dão seu palpite e sugestões.

 

O que é uma análise SWOT do Blog?

Google analytics é muito usado quando se trata de levantar dados sobre futuros clientes.

A maioria de nós já ouviu falar de uma análise de Swot, mas é muito mais raro ver isso aplicado à sua estratégia digital. Assim vale a pena trabalhar com anotações após uma fase de descoberta, atribuindo elementos a cada um dos quatro quadrantes da análise de Swot.

O tipo de coisas que cairá em cada quadrante variará. Mas, vamos ver o que uma típica análise SWOT online pode cobrir no caso da Lemos & Lemos.

 

Pontos fortes

Pontos fortes são características internas. Os pontos fortes de Lemos & Lemos podem incluir:

  • O acordo quase universal dentro da empresa de que há um problema com o Blog.
  • A falta de restrições orçamentárias pela direção Central do Escritório.
  • O fato de que já existe uma equipe do marketing.
  • Que muitos Contadores já estão usando o LinkedIn para fazer contatos com clientes em potencial.

 

Fraquezas

Tal como acontece com os pontos fortes, as fraquezas são características internas da empresa. As fraquezas de Lemos & Lemos nesse caso, são:

  • Um blog sem graça que não faz nada para se tornar inesquecível.
  • A falta de um especialista em conteúdo dentro da equipe de marketing.
  • O conflito entre várias unidades sobre o papel do Blog para o escritório.
  • O fato de a equipe de marketing estar ocupada fazendo pequenas atualizações e não pensando estrategicamente.
  • O conteúdo do Blog está desatualizado, fora de foco.

 

Oportunidades

Oportunidades são fatores externos que podem ter um impacto positivo na empresa. Nós vemos as seguintes oportunidades para o escritório Lemos & Lemos:

  • O fato de que a concorrência também fez pouco com as mídias sociais.
  • Não existe um escritório de contabilidade que atue como líder de pensamento on-line, publicando consultoria e informações Contábeis.
  • A web oferece uma oportunidade única para reunir informações sobre o público-alvo e leads. Isso é algo que a Lemos & Lemos não conseguiu acompanhar antes.

 

Ameaças

Ameaças consistem em fatores externos que podem prejudicar a presença on-line da Lemos & Lemos. Esses fatores incluem:

  • O Google Analytics mostra um declínio lento no tráfego que chega ao blog.
  • Dois dos concorrentes relançaram seus blogs. Estes são muito melhores do que a oferta atual da Lemos & Lemos (embora ainda seja pobre).
  • A Lemos & Lemos caiu nos rankings dos mecanismos de busca em busca de palavra chave.
  • Embora o rastreamento seja ruim, parece que a porcentagem de visitantes que se transformam em leads está diminuindo.
  • Nova legislação sobre privacidade entrou em vigor, e o atual blog da Lemos & Lemos não está de acordo com eles.
  • Uma conhecida publicação off-line contábil lançou recentemente um blog. Isso ameaça reduzir a chance de Lemos & Lemos se tornar a fonte definitiva de consultoria Contábeis online.

Essas listas podem ser muito mais longas, mas isso dá a você uma melhor ideia do tipo de coisa que uma análise SWOT do blog pode incluir.

Observe que os itens listados são uma mistura. Alguns pontos relacionados ao digital (por exemplo, a existência de uma equipe de marketing). Outros são pontos de negócios mais gerais.

Não se concentre apenas nos aspectos digitais do negócio. Questões mais amplas também têm um impacto direto no sucesso ou não de uma estratégia digital.

Por exemplo, o foco da Lemos e lemos em setores específicos facilita o marketing de conteúdo. 

Também permite que eles direcionem a publicidade on-line de uma maneira muito mais focada. Com a análise SWOT do nosso blog em mãos, precisamos explanar as fraquezas e ameaças identificadas.

Há duas maneiras de abordar as fraquezas e ameaças de uma análise SWOT de um blog.

Identifique as Semelhanças: Envolve tirar seus pontos fortes e ver se eles se alinham com qualquer uma das suas oportunidades.

Por exemplo, uma das oportunidades da Lemos & Lemos é que a qualidade dos blogs em todo o setor é baixa. Podemos combinar isso com o amplo orçamento e suporte administrativo da Lemos & Lemos. O resultado é uma excelente oportunidade para superar a semelhanças.

Transformando as Fraquezas: procurar chances de converter fraquezas e ameaças em oportunidades ou pontos fortes.  Isso é fácil de dizer, mas não é tão fácil de fazer. Mas é possível.

Nem sempre é possível mudar uma fraqueza ou ameaça em uma oportunidade. Onde é impossível, a alternativa é minimizar seu efeito.

Por exemplo, o escritório da Lemos & Lemos devem minimizar o risco de serem processadas, cumprindo a legislação de privacidade.

Outros exemplos seriam o declínio nas taxas de conversão. Há várias maneiras de abordar isso, mas é preciso começar compreendendo o motivo. O ponto de partida óbvio seria fazer alguns testes.

 

Uma palavra de aviso sobre uma análise SWOT do blog

Como você pode ver, uma análise SWOT é uma maneira útil de fornecer clareza. Clareza para a confusão que a maioria das organizações tem em torno de sua estratégia digital. Dito isto, há um perigo.

É fácil olhar para uma análise SWOT do Blog e ver uma longa lista  favoráveis de itens em um quadrante (por exemplo, pontos fortes). Isso pode levá-lo a ir em frente se sentindo animado com o estado do seu blog.

No entanto, você pode ter poucos pontos fracos, mas eles podem ser tão sérios que sobrecarregam a longa lista de pontos fortes.

É por isso que é benéfico para os elementos de peso, para que você tenha uma noção de quão forte é cada entrada. Isso impedirá que você tenha uma visão muito negativa ou positiva do estado das coisas.

Dito isso, a análise SWOT de um Blog pode ser uma ferramenta valiosa para estabelecer quais devem ser os próximos passos na evolução de sua estratégia digital.

 

Pense estrategicamente para maximizar os pontos SWOT

Depois que o gráfico SWOT tiver sido preenchido corretamente, você deve seguir as diretrizes sugeridas.

Por outro lado, o método não tem sido visto como uma mera lista de fraquezas e oportunidades. A lista deve ser aplicada de maneira crítica para criar um plano de projeto vencedor.

Conclui se assim que a ferramenta de analise de Swot é gerencial sim, mas uma ótima ferramenta de analise na elaboração de um projeto digital.

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