Os mercados ficam cada vez mais saturados e, portanto, mais competitivos. Comparar-se com os concorrentes é crucial quando se estabelece qualquer tipo de estratégia. O mesmo se aplica ao nosso amado mundo de mídia social, mas também de ritmo acelerado.
Existem várias maneiras de medir seu desempenho social, o benchmarking ajuda você a superar as métricas de vaidade. Com os dados corretos, você pode descobrir se está tendo sucesso ou fracassando com sua estratégia e com seus concorrentes. Por quê? Porque os benchmarks são relativos.
Qualquer um pode ter um milhão de fãs no Facebook ou seguidores no Twitter, mas você só estará alcançando esses fãs com sucesso se estiver fazendo melhor do que seus concorrentes ocupando o mesmo espaço aéreo.
Com o benchmarking, você estabelecerá o contexto de que precisa para ver o desempenho de sua empresa, para obter um entendimento preciso de como você se comporta.
Essa estratégia segue o mesmo princípio do benchmarking comum: ser uma estratégia de inteligência de mercado.
O profissional de marketing sabe que um fã de página não é o mesmo que um cliente pagante, e esse forte engajamento é a ponte entre os dois.
O que é Benchmarking?
O dicionário de Cambridge define benchmarking como “o ato de medir a qualidade de algo o comparando com algo mais de um padrão aceito”.
Enquanto isso, a Wikipédia diz que “o benchmarking está comparando os processos de negócios e métricas de desempenho…”.
Essas duas explicações basicamente prendem o significado e isso é exatamente o que fazemos nas mídias sociais. Nós nos comparamos com a concorrência para entender se nossas atividades estão funcionando bem ou não.
Olhar seus números não tem praticamente nenhum efeito, já que você não tem base para comparar. Sem comparar com os melhores da classe, você não sabe se rodar 100m em 14 segundos é rápido ou extremamente lento.
Se você quiser ganhar o sprint, você precisa conhecer a base para comparar. O mesmo se aplica à mídia social!
Em uma pesquisa recente com 1.500 empresas ao redor do mundo, 54% responderam que o engajamento de mídia social é a prioridade.
Objetivos
O benchmarking permite não só identificar os seus pontos altos e baixos diante do mercado, mas também descobrir onde outras empresas estão acertando e errando.
Além disso, o processo em marketing digital é acelerado, o que requer mudanças constantes, bem como correção de erros.
Aplicar tal técnica, permite identificar tendências e manter sua estratégia sempre atualizada.
Você pode se comparar a partir de noções quantitativas e qualitativas com outras empresas, com médias gerais do setor e também consigo mesmo.
Saiba como fazer Benchmarking
Uma maneira que realmente me ajudou a pensar em benchmarking é dividi-lo em quatro segmentos principais:
1. Referências de aspiração
Como definir benchmarks para combinar com seus principais influenciadores?
Eu adoro o fraseado de benchmarks “aspiracionais” – metas e padrões que você deseja alcançar. Quão motivador!
Quando você cria esses benchmarks, você é encorajado a sonhar alto. Benchmarks aspiracionais geralmente são feitos observando-se as métricas para os líderes.
Para encontrar o padrão de referência ideal para a sua marca, você pode ficar de olho nos mais recentes estudos de mídia social, que geralmente usam essas grandes empresas e amostras de grande porte para seus dados.
2. Referências de tendências
Como definir benchmarks com base no seu próprio histórico? Ao analisar seus próprios dados, você identifica um padrão que deseja alcançar.
Deixe-me mostrar-lhe o processo de definição de benchmarks de tendência baseado em encontrar “estatísticas por seguidor”.
“Com o Twitter, você pode obter sua contagem total de seguidores ou usar os dados de impressões que o Twitter fornece via Twitter Analytics”.
Por exemplo, nos últimos 28 dias, meus tweets receberam 73.556 impressões e 1.782 no total. Dividir o total de engajamentos pelo total de impressões me dá uma taxa de engajamento de 2,4%.
3. Pontos de referência ganhos
Como definir benchmarks para campanhas e promoções? Esse terceiro tipo de referência trata especificamente de campanhas e promoções, que provavelmente diferem do padrão que você compartilha, tanto em mensagem quanto em metas.
A maneira mais simples de configurar comparativos de mercado ganhos é consultar o desempenho de suas campanhas no passado. O desempenho de uma campanha anteriormente bem-sucedida se torna o ponto de referência para suas campanhas no futuro.
Não apenas você pode pesquisar seus próprios arquivos de campanha para estatísticas, mas também aprender com os estudos de caso e aprendizados transparentes de outras pessoas.
Quando você ouve falar de uma campanha realizada em um determinado nível, pode pedir inspiração para definir suas próprias metas de campanha.
4. Referências inspiradoras
Como criar benchmarks baseados em seus concorrentes e influenciadores?
Especialmente para aqueles que procuram se firmarem em um novo setor, benchmarks inspiradores podem ser realmente úteis. Eles compartilham um pouco de DNA com benchmarks aspiracionais também – você está estabelecendo padrões que o motivarão a ter um desempenho melhor.
Para criar um benchmark inspirador, você precisará de alguns dados sobre os concorrentes/ influenciadores em seu nicho ou setor.
É provável que você conheça alguns nomes de líderes sociais do alto da sua cabeça. Se você não tem certeza sobre os influenciadores em sua área, existem algumas ferramentas que podem ajudar.
Depois de identificar os influenciadores, o segundo passo é avaliar suas estatísticas.
Vamos começar com o Facebook, o que torna esse processo super fácil.
Como administrador de páginas, você tem a oportunidade de assistir outras páginas do Facebook e extrair as estatísticas de alto nível dessas páginas diretamente para seus próprios Insights do Facebook.
Na parte inferior da sua página principal do Facebook Insights, você encontrará a seção Páginas para assistir e poderá clicar no botão Adicionar páginas para pesquisar e encontrar as páginas que o inspiram.
No Twitter, você pode tentar um pouco mais de um processo manual. (O processo é o mesmo para as estatísticas do Facebook que você pode querer comparar que não são mostradas na seção Páginas para ver.).
Vá para o perfil de um influenciador e anote as notas sobre como os tweets recentes se apresentaram, de acordo com as métricas que importam.
É claro que um dos benchmarks de inspiração mais fáceis de definir é os seguidores. Olhe para as outras páginas e perfis do seu setor, calcule a média de seguidores, e – bingo! – você tem sua referência para os seguidores de suas próprias contas.
Sabendo de imediato, o sucesso de suas novas atualizações de mídia social é uma grande economia de tempo (e uma das nossas melhores dicas para gerenciar várias contas de mídia social). Qualquer um dos quatro métodos de benchmarking que você escolher, você encontrará um ótimo padrão para apontar com seus novos tweets.
Com que frequência você deve se comparar?
Esta vai ser uma daquelas respostas “depende”, infelizmente, como não há regra.
Para pequenas empresas que não têm uma equipe de mídia social para suas atividades de marketing, uma auditoria única deve fornecer uma visão ampla da paisagem na qual você está competindo. Para que você entenda onde está.
Para as empresas que confiam nas mídias sociais como um meio de gerar visibilidade, vendas e fornecer suporte ao cliente, o benchmarking de mídias sociais deve ser uma atividade regular. Se não todos os meses, então deve ser feito um mínimo de uma vez por trimestre.
O benchmarking deve ser feito sempre que uma nova campanha for iniciada e finalizada para ver o impacto que ela encerrou. Se a mídia social for terceirizada para uma agência, deve-se fazer uma auditoria completa para avaliação, isso é absolutamente essencial para que o desempenho da agência possa ser medido adequadamente.
A quantidade de tempo que você gasta depende de quatro fatores diferentes:
1. Quais métricas você planeja usar como referência
2. Quais redes sociais
3. O número de outras marcas pelas quais você fará o benchmarking
4. Quais ferramentas, se houver, você planeja usar
Para injetar aprendizados dos benchmarks em sua estratégia de mídia social e inicialmente encontrar benchmarks para as principais métricas, as marcas precisam de uma ferramenta que ofereça na perfeição esses números perspicazes.
Ferramenta de Benchmarking de Mídia Social?
Lembre-se de que essa será sua última medida para medir seu próprio desempenho e ver como você se compara à concorrência.
Como primeiro passo, certifique-se de que sua ferramenta forneça métricas em todas as redes sociais. Para que o benchmark seja preciso, a ferramenta precisa estar monitorando um grande número de marcas.
Acima disso, sua ferramenta deve ser acessível e fácil utilização para toda a sua equipe.
Também é crucial que a ferramenta permita que você exporte as métricas em qualquer formato adequado para você, ou melhor, disponibilize os benchmarks como uma apresentação para download para facilitar o relatório.
Recursos em qualquer ferramenta de benchmarking
- Referências em várias métricas.
- Opção para permitir que vários usuários acessem os benchmarks
- Mecanismo de relatórios para ajudar a exportar os benchmarks de maneira apresentável
- Personalização de acordo com a empresa.
Embora os benchmarks de mídia social possam oferecer uma visão contextual do seu desempenho, você precisa de inteligência competitiva para melhorar sua estratégia de mídia social.
Usar o Benchmarking de mídia social são essenciais para avaliação e aumentar o engajamento estipulado nas estratégias de qualquer campanha. Fique a vontade assim a fazer sua avaliação e comparações.
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