Vilfredo Pareto um economista italiano criou uma fórmula matemática para descrever a distribuição desigual da riqueza em seu país. Pareto observou que 20% das pessoas possuíam 80% da riqueza do país.
Ele não podia saber, mas com o tempo, essa regra seria aplicada com muita precisão a muitas situações e seria útil em muitas disciplinas, incluindo o estudo da produtividade dos negócios.
O princípio de Pareto, às vezes conhecido como a regra 80/20, é um conceito que tem muitas aplicações. A ideia principal é que 80% dos efeitos são resultantes de 20% das causas. Ou dito de outra forma, 80% dos resultados vêm de 20% do esforço.
Ter um conteúdo envolvente é algo difícil de avaliar. Alguns dias, nós estaremos com muita facilidade em produzir texto e conteúdo para nosso negócio, e outros dias, você pode estar olhando para uma página em branco por horas.
Tentar ser eficiente não é tarefa fácil, mas existe uma maneira de fazê-lo. Tudo o que você precisa é aplicar a regra 80/20.
Conteúdo
O que é a regra 80/20?
A regra 80/20 foi originalmente mencionada pelo economista italiano Vilfredo Pareto (é por isso que muitas vezes é referido como o Princípio de Pareto).
Pareto escreveu que, em economia, 80% de seus resultados geralmente vêm de 20% de seus esforços.
O que é surpreendente sobre essa descoberta é que ela provou ser verdadeira em quase todas as situações reais em que foi aplicada. Parece que é uma verdade universal que apenas um punhado de suas tarefas produzirá qualquer tipo de resultado mensurável.
Assim, é importante direcionar os esforços de vendas para seu produto de forma eficaz, para que seus recursos sejam usados com sabedoria. Podemos ver que uma grande porcentagem das vendas vem de uma pequena concentração de clientes.
Para aplicar o princípio de Pareto, diríamos que 80% das vendas vêm de 20% dos clientes.
Ou você pode descobrir o seguinte:
- 80% das vendas vêm de 20% dos canais de marketing;
- 80% das receitas provenientes de publicidade são provenientes de 20% dos seus anúncios;
- 80% das reclamações de seus clientes são provenientes de 20% dos seus produtos;
- 80% da sua produtividade vem de 20% dos seus funcionários.
O Princípio e Negócios de Pareto
O princípio de Pareto é frequentemente incluído em muitas decisões de negócios.
Ao trabalhar na venda de um determinado produto, geralmente não é uma boa ideia tentar ser tudo para todos. Em outras palavras, seu produto será uma boa opção para algumas pessoas e não tão adequado para outras.
Além disso, pode haver alguns clientes em potencial que podem ser influenciados para comprar seu produto, e alguns que serão resistentes a comprá-lo.
Hoje, o Princípio de Pareto é usado em quase todas as áreas de negócios, desde recursos humanos até fabricação, vendas e marketing.
Agora como fazer para aplicar a regra 80/20 para ganhar mais, trabalhar menos e dominar sua área? Como você pode melhorar seu ROI de marketing e captação de recursos usando este mesmo princípio? Vejamos:
1-Quais mensagens de e-mail geram mais dinheiro?
Sem dúvida, as organizações obtêm uma quantidade significativa de leads por e-mail. Usando o Princípio de Pareto, você verá que 20% de suas campanhas de e-mail produzem 80% dos leads. Por isso analise suas conversões por e-mail e descubra como aplicar essas estratégias de e-mail a outras campanhas.
2- Quais postagens no Facebook geram mais engajamento?
O Facebook mudou completamente a forma como as organizações gerenciam suas conversões. Em vez de fazer vender, potenciais clientes ouvem sobre organizações de seus amigos do Facebook.
Maximizar o ROI do Facebook significa concentrar suas campanhas no Facebook nos tópicos e interesses que envolve mais fãs. Por exemplo, com o Facebook Insights, você pode descobrir facilmente os 20% de suas postagens que impulsionam 80% do seu compartilhamento.
3- Quais campanhas de marketing impulsionam a maioria dos registros de eventos?
Seguindo o Princípio de Pareto, 20% do seu marketing de evento gera 80% dos registros do evento.
Usando o Google Analytics, você pode descobrir as campanhas que geram mais inscritos. Depois de descobrir isso, você poderá concentrar 80% de seus recursos nos 20% das principais campanhas de marketing de eventos.
Traduzida grosseiramente, a regra 80/20 aplicada ao conteúdo e mídia social resume-se a:
“Não é sobre mim, é sobre você.” Para mídias sociais, a regra afirma que 80% das postagens não são sobre você ou seu conteúdo, mas sobre as coisas que sua empresa e esfera social achariam interessantes ou relevantes. Só então você ganha o direito de compartilhar seu conteúdo nos 20% restantes de suas interações on-line.
7- maneiras de recriar seu marketing de conteúdo
Você tem um site, alguma rede social, artigos ou postagem no blog. Formidável! Mas o seu público não está sentado lá esperando por isso, não importa quão bom seja. Idealmente, você precisa se estabelecer como fornecedor de informações úteis antes de adicionar seu próprio conteúdo ao seu mix de mídias sociais.
Então, como você consegue isso?
Use suas redes Sociais para compartilhar artigos relevantes sobre sua área de atuação ou setor.
Pense em si mesmo como um serviço de notícias, republicando as melhores informações que você pode encontrar nos tópicos em que seus contatos estão mais interessados. Isso faz de você um portal de informações.
Os seguidores verão seu nome e suas postagens e saberão que você compartilhará o que será de interesse e valor para eles. São os 80%. Depois de estabelecer isso, você pode começar a adicionar os 20%: suas postagens, links para o blog da empresa, alertas de clientes.
É impraticável dizer que todo profissional de marketing de conteúdo deve seguir o conceito “crie menos, promova mais” quando o inverso puder ser igualmente eficaz.
Algumas pessoas podem precisar promover mais do que outras, caso estejam apenas começando, sem público estabelecido.
O ponto aqui é que a regra 80/20 do marketing de conteúdo não é sobre promover mais ou criar menos, é sobre encontrar os 20% em sua pilha de marketing de conteúdo que leva você à 80% dos resultados. Em seguida, você pode realizar atividades adicionais que amplificam ainda mais seus resultados.
1- Adapte seu conteúdo para cada plataforma.Lembre-se de que um formato de conteúdo de tamanho não serve mais para todos! Reinvente sua informação com base em onde ele vai aparecer tanto em termos de plataforma e dispositivo.
2- Melhore a capacidade de consumo de conteúdo.Torne seu conteúdo fácil de digerir para que os leitores em potencial não o ignorem.
3- Modifique as manchetes de conteúdo para atrair mais leitores.Apenas um em cada cinco leitores irá além do seu título, então aproveite para melhorar a capacidade do seu título de atrair leitores.
4- Use imagens como ímãs de pessoas. As pessoas são atraídas por recursos visuais. É como estamos programados. Portanto, inclua pelo menos uma fotografia ou imagem para atrair mais atenção e visualização.
5- Otimize seu conteúdo para pesquisa. Concentre cada peça em um termo de pesquisa principal.
6- Inclua ícones de compartilhamento social. Não espere que os leitores trabalhem para compartilhar seu conteúdo. Torne mais fácil para os visitantes compartilhar seu conteúdo, da maneira que quiserem com sua família, amigos e contatos.
7- Entre em influenciadores. Embora isso possa ser difícil para os novatos, desenvolva um plano para influenciar influenciadores em seu nicho para ajudar a atrair uma visibilidade mais ampla.
Encontre sua distribuição 80/20
Apenas cerca de 20% do seu conteúdo deve ser promocional. Os outros 80% devem ser posts informativos ou divertidos que você acha que seu público vai adorar.
Aos seus olhos, você está dando a eles algo relevante e útil enquanto ocasionalmente promove seus negócios, algo que eles poderão ver no passado.
Geralmente, os usuários podem ver a autopromoção do passado se ela for compensada por algo que eles considerem útil e se forem o público-alvo apropriado para o produto ou serviço que você pretende oferecer.
O que você não quer fazer é forçar muito com vendas. Isso fará com que os clientes em potencial se afastem se tiverem a impressão de que você está tentando empurrar um produto neles. Primeiro, aumente o relacionamento com seu público e, em seguida, introduza seu produto para ele.
Sempre que uma postagem tiver um bom desempenho, você deverá tentar recriar postagens semelhantes, fixar esse conteúdo no topo de seus canais de mídias Sociais ou simplesmente repostar a mesma imagem com uma legenda diferente.
Aqui estão algumas ideias sobre o que você deve postar sobre como usar um hotel como exemplo:
80% – Conteúdo Informativo e Divertido
- Descreva a área – restaurantes, praias, atrações, pontos de acesso locais, etc.
- Destaque Atividades – próximos shows em locais de concertos populares, performances, atividades exclusivas para a sua área etc.
- Dicas & Truques de Viagem – conselhos sobre o que levar, dicas sobre como se locomover pela cidade, atalhos para o aeroporto, viagens de hackers, etc.
- Postar – compartilhe fotos de atrações locais, postar artigo de viagem interessante, etc.
20% – de Autopromoção
- Trivialidades – pequeno almoço gratuito, acesso sem fio, uma piscina, na sala de TV, etc.
- Promoções – descontos, restaurante no local ou loja de presentes etc.
- Tipos de quarto – mostrar fotos, descrever os quartos, ou seja, uma ou duas camas, o tamanho etc.
Independentemente de onde você estiver no processo de Criação de Conteúdo e Distribuição, o resultado é que você deve otimizar seu conteúdo para atingir o público-alvo máximo interessado em suas informações.
Adote uma abordagem mais estratégica ao marketing de conteúdo. Trabalhe de maneira mais inteligente, não mais difícil. Se você já tiver métricas bem-sucedidas, torne-as ainda mais bem-sucedidas.