Como Assumir o Controle de Sua Vida Quando a Falta de Confiança Está Impedindo Você

O caminho da felicidade é a grande luta da humanidade, ninguém é louco de dizer que deseja ser infeliz, mesmo a loucura sendo para muitos o estado emocional de quem realmente é feliz. Pois quando conhecem alguém que é feliz, que vive sua vida, os consideram insanos, criando estereótipos para sua personalidade.

como conquistar a confiança em você mesmo

Mas por que as pessoas não gostam de gente feliz? Simples, semelhante simpatiza com semelhante, ou seja, infelizes não gostam de gente feliz.

Ou seja, os infelizes jamais serão empáticos com felizes, na verdade eles torcem para que eles se deem mal.

  • Será que isso é maldade? O é uma condição da sobrevivência?

É uma condição, pois somos criados desde sempre para sermos alguém projetado, ao invés de sermos nós mesmos.

Sempre partirá da nossa primeira família, ou seja, quem nos deu a vida e nos cria, pois depois com o crescimento vamos adquirindo novas famílias, amigos, amores.

Inconsequentemente, nossa primeira família, ou seja, em nossa primeira infância, nos transmite até nossos nove ou dez anos ideia que estão relacionadas com seus desejos.

Nossas ideologias iniciais são formadas a partir das crenças de nossos pais, tios, avós, irmãos mais velhos.

Tudo isso cria um pacote, pacote emocional de vida, que se não for aberto durante a adolescência ou na fase adulta, muitos problemas podem surgir: depressões, traumas, transtornos. É grave a criação desse pacote emocional.

Muitos adolescentes até conseguem começar a ver o mundo com seus próprios olhos e se revoltam muito frente aos seus pais.

Pois visualizam criações que muitas vezes são conturbações para a evolução.

Os pais têm um hábito de criar a superproteção e acabam não encorajando para as descobertas da vida. E sobre tudo isso: será que pode afetar nossas vidas?

 

Somos marionetes da nossa história?

porque temos medo de tantas coisas

Nossa vida é resultado de tudo que vivemos, e isso é o motivo para se questionar de como assumir o controle de sua vida quando a falta de confiança está impedindo você, pois a confiança não foi criada, não foi educada, foi adormecida.

Sim, isso mesmo que você leu, a confiança foi adormecida, pois houve uma certa idade, onde o controle era certo, ou seja, no colo, o encorajamento para andar, falar, conquistar o mundo!

Mesmo que esse mundo fosse somente a sala de sua casa, você recebeu essa educação inicial. Mas com o tempo o medo de seus pais os fizeram se acalmarem nos incentivos, é natural, assim foram ensinados nesse mundo moderno.

A vida é perigosa, mas isso está em estáticas, e não se pode entrar em surto de não viver, o maior índice de morte infantil está em acidentes domésticos, mas significa que irá acontecer?

Só se você for imprudente, mas a falta de reflexão não deixa as pessoas pensarem.

O medo da perda é o cimento da humanidade, ninguém pede demissão para investir em si, ninguém sonha com o que se ama fazer e sim nos lucros a obter, ninguém se questiona como assumir o controle da sua vida quando a falta de confiança está impedindo você.

Aí depois de muitos não mexa ali e aqui, não faça isso ou aquilo, você vai crescendo e se torna um adolescente com medo de tudo, com medo da polícia, da professora, medo de tomar decisão.

O medo é implantado para o controle, sempre foi, está na história, sempre há alguém mais forte.

Nesse caso, no passar dos anos, força é sinônimo de conhecimento adquirido, amedrontando os mais fraco.

Somos fantoches do medo, marionetes da história que vivemos e seremos muito prejudicados se não aprender a pensar!

 

Pensar é uma ofensa?

  • “Não responda menino! É falta de educação! ”
  • “Mas eu só queria saber vó por que faz mal comer manga e depois tomar leite? ”
  • “Por que faz é ponto final, não coma, eu estou mandando, sou mais velha me respeite! ”

Um pouco agressivo, mas infelizmente é a base do fundamento que somos educados, onde os mais velhos sabem tudo e os mais jovens nada.

O famoso controle pela informação, mas que hoje, nos dias atuais acaba se tornando piada, estudos, reflexões exterminam diversos mitos, e são muitos!

São “dicas”, mas quase que ordens, sogras interferindo na vida de casais, obrigando a criar os netos de acordo com suas criações, infernizando vidas alheias por quererem dominá-las e enfiar garganta abaixo suas definições para a vida.

Imagine você procura no Google, meu filho está com as fezes na cor verde musgo, algo muito comum em bebês, a pesquisa lhe proporcionará boas dicas, fóruns, depoimentos de outras mães.

Mas se você consultar a alguém da família, é certo que escutará: é infecção, a sua comida está errada, você errou! Errou!

É um vício, uma necessidade vital, mostrar para a juventude que estão errados. A história volta a explicar esse fato, assim foi com seus avós, e bisavós e assim por diante a muito tempo no tempo. Porém era muito pior e agressivo, as instituições religiosas e os governos sempre utilizaram dessa ferramenta.

O rebaixar e assustar para lhe entregar as soluções e logo, dominar.

Mas afirmo que pensar não é ofensa, pensar é vida, os grandes pensadores mudaram o mundo, cada um em seu tempo, é claro, e muitos se perpetuam até hoje na história! São diversas frase que são atemporais.

 

Como descubro meus medos?

Saiba como vencer o medo

Pensar é viver, pensar é a virada de jogo para você não ter mais que se perguntar de como assumir o controle de sua vida quando a falta de confiança está impedindo você, por que o pensar irá mostra o caminho!

Mas para descobrir qual é o caminho que você deve seguir, primeiramente pare! Isso mesmo, pare com os seus pensamentos destruidores, repetitivos e apavorantes, reflita; o que realmente lhe assusta? o que realmente dá muito medo?

Tente lembrar fatos de sua vida, até a sua idade atual, que levaram você a ter esse temor, vou estragar a surpresa, mas tenho que lhe contar que você irá descobrir que tudo não passou de um fato que lhe marcou e alimentou seu pacote de sentimento.

Por exemplo, se você viu sua mãe ser traída, trocada, abandonada, quando chegar na fase de uma decisão amorosa poderá ter grandes problemas em acreditar em alguém, confiar e se dedicar.

Assim se um familiar é alcoólatra e sua família sofre por isso, você irá desenvolver novos traumas.

Todos nós conhecemos pessoas e muitas por aí, porém ninguém fala, por que até isso fomos condicionados, quem tinha direito de falar de sentimentos há 50 anos atrás?

Vamos deixar claro em nossas mentes que não há culpados, todos somos vítimas dessa guerra entre conhecimento versos medos.

Os nossos familiares não imaginavam que uma ação geraria no futuro um trauma.

Lembre-se que toda criança fala em público, mas quando cresce a vergonha também cresce. Mas várias vezes esse fato esteve acompanhado de uma simples frase; “ele é tímido!”, será que realmente éramos ou acreditamos nisso?

Então voltamos a pensar e vamos mudar isso, vamos achar a solução de como adotar o controle de sua vida quando a falta de confiança está impedindo você.

 

Como assumir o controle de sua vida quando a falta de confiança está impedindo você?

Como acabar com a falta de confiança

Busque na memória! Exatamente! Lembre-se das dores e os medos, faça um trabalho de detetive com você, pense e pense!

Por que você não consegue assumir sua vida? Por que ter confiança é tão difícil? E descubra na sua história onde está a ferida.

Depois que descobrir e notar que foi apenas algo, um dia, um fato que lhe marcou, o esqueça, mas o resolva em sua mente, se você não consegue amar, descubra quem foram os exemplos de amor na sua vida. Use a internet como aliada para estudar sobre bons relacionamentos, e sobre o passado, esqueça!

Se você não consegue sair da casa de seus pais, pense, por que isso acontece? Medo da solidão? Medo da vida de adulto? Das responsabilidades e esqueça!

Esqueça as vergonhas que passou na escola, os foras que tomou, as brigas que apanhou, o emprego que perdeu, o abandono, o medo da morte, ou o medo das crenças sem fundamento, o medo do medo, esqueça tudo!

Esqueça o quanto escutou que não era capaz e que não poderia ser você mesmo, que suas escolhas eram sempre erradas, esqueça quem lhe disse isso, se restaure, reinicie a sua memória interna, porém se você não resolver bem essas informações na sua cabeças, esses monstros voltarão, faça para valer!

Pronto, o choque da realidade já chegou e depois de toda essa reflexão e restauração, relaxe, faça o que você gosta, seja andar na rua, passear, ver coisas novas, andar de ônibus para outra cidade, renovar o que você conhece da vida, então você estará fazendo finalmente por você!

Estará finalmente sendo o diretor do seu filme, o dono da sua história, agora você tem disponível uma nova vida, novas famílias, novos nichos de pessoas que irão respeitar esse EU que você construiu!

COMUNIDADE VIP

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos e dicas exclusivas sobre como Ser Empreendedor Digital!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!