→ Redação é um tipo de escrita usada para promover conceitos, negócios, opiniões ou indivíduos.
O termo cópia geralmente é aplicado a itens impressos. No entanto, quando usado no termo copywriting, copy refere-se ao texto que é de natureza promocional. Ele é criado para aparecer em qualquer mídia – impressão, televisão, rádio, vídeo, internet etc.
O que é um copywriting
Copywriting é o processo pelo qual algo é escrito para promover ideias ou opiniões ou até mesmo uma pessoa ou atividade comercial.
Redação é principalmente conversacional e baseada em persuadir as pessoas a agir. Seu objetivo é ligar a perspectiva e persuadi-los a agir ou reagir a uma causa. Isso pode ser a compra de um produto ou simplesmente assinando algo. Também pode ser usado para dissuadir as pessoas de suas crenças ou ações (Reagir).
“Copywriting é a arte e a ciência de entregar estrategicamente palavras (escritas ou faladas) que levam as pessoas a tomar alguma forma de ação.”
As marcas que trabalham com redatores contratam esses profissionais qualificados para criar tudo, desde cópias de artigos e blogs até conteúdo de mídia social e descrições de produtos – dependendo do que eles precisam em um determinado momento.
Os dois caminhos: Freelance e in-house (interno)
A maioria das empresas exige que os redatores trabalhem como parte de uma equipe criativa que produz cópias promocionais. Assim, a maioria dos redatores freelancer trabalham para agências de publicidade, departamentos de publicidade internos, empresas de marketing, empresas de relações públicas, jornais, editores de livros e revistas e emissoras.
No entanto, copywriting também é uma ótima profissão para aqueles que querem trabalhar freelance e uma grande proporção de copywriting operam desta forma. Mas ser um copywriting freelance é um pouco diferente.
É verdade que você terá mais liberdade para definir sua própria programação. Mas isso também significa que você não será pago pelos dias ou semanas que escolher para não funcionar.
Se você é mais introvertido, pode achar que freelancer é praticamente o estilo de vida ideal. Não há escritório ou colegas de trabalho para lidar, e você pode trabalhar tanto quanto quiser sem ver outro rosto humano.
Mas se você é mais extrovertido, pode achar atuar como freelancer insuportável e preferir a atmosfera mais social de um ambiente interno. Há outras peças criativas para enviar ideias e você pode aproveitar a solidão de seu trabalho com amigos próximos.
O caminho para se tornar um profissional em Copywriting
Quando falamos de Copywriting, estamos falando sobre criatividade, então você realmente precisa ter um certo talento para este trabalho. Enquanto algumas pessoas podem aprender nas agências de marketing, esse tipo de trabalho é melhor para pessoas que podem criar histórias com imagens e palavras e pensar fora da caixa.
São histórias que muitas vezes vendem produtos, e os slogans e imagens simplesmente contam as histórias. Então, escreva diariamente, como exercício, não importa o que seja, treine, treine, treine.
Um fator importante envolvido no processo de se tornar um copywriting é estudar. Mas estudar o que? Bem aí vai depender, mas algo extremamente necessário é dominar o idioma em que se vai escrever. Dominar, não somente a gramatica, mas a concordância verbal.
Agora o restante é com você, se vai querer se aprofundar e buscar dominar algum tipo de marketing, seja Outbound ou mesmo Inbound marketing, para fazer a diferença.
Se ainda não está claro, é um sinal de que precisa se dedicar mais ao seu estudo. Não hesite! Seu destino está nas mãos do seu plano de ação. Abaixo, apresentamos sugestões para começar imediatamente:
Defina seu nicho – (como escolher um mercado)
É muito importante definir, o que deseja escrever, para que tipo de mídias deseja redigir seus textos, e até mesmo o formato da sua escrita. Segue abaixo alguns exemplos:
- Anúncios de produtos no Google, Post em redes sociais
- Anúncios de produtos em revistas impressas
- Folhetos para distribuir em uma feira
- E-mails que promovem o produto
- Artigos e posts sobre o produto
- Sites diversos
Nunca se esqueça que cada área exige uma certa compreensão do que se espera dos textos, para que ele possa alcançar os resultados propostos.
Mesmo que você ainda não tenha experiencia na prática, nunca fuja de aprender cada vez mais. O importante é definir seu nicho de trabalho, pois no inicio não adianta querer fazer tudo para todos.
Como em toda a profissão, a de copywriting não é tão diferente, quero dizer que com o passar do tempo e conforme vai ganhando experiencia, vai conseguir ir se aprofundando e dominando todas as técnicas necessárias para ser um ótimo copywriting em todas as áreas de atuação do Universo do Marketing.
Encontre seus clientes
Você tem que colocar muito esforço no começo, mostrar talento e não esperar ficar rico de imediato.
Muitas pessoas ficam extasiadas com a perspectiva de trabalhar em seus laptops de qualquer lugar do mundo como redatores seja em um pequeno escritório em sua casa, na praia ou no campo. Para quem está começando na carreira, nunca se esqueça que você ainda não é conhecido, então deve primeiro ser conhecido, para depois falarmos de grandes ganhos.
Mas, como encontrar seus primeiros clientes?
- Veja as mídias sociais de gerentes e editores de conteúdo nas empresas com quem quer trabalhar e veja de onde vem o conteúdo que elas estão compartilhando.
- Aprenda a fazer amigos copywriting – sem se preocupar com a concorrência.
- Outra forma seria se escrever em plataformas que prestam serviços a empresas.
Essas são apenas algumas sugestões para começar, tudo vai depender de pensar fora da caixinha e o quanto está desejoso de atuar como copywriting.
Outra forma que possa começar a desenvolver seu talento é criar texto e promove-los. Seja enviando para agencias ou se propagando em redes sociais.
Descubra o valor real do seu serviço como Redator Freelancer
O preço dos serviços sempre será um desafio. Quando você está apenas começando, você não sabe o que você não sabe – então é muito fácil se empolgar (ou ter um preço muito alto).
Quando você está no mercado há alguns anos, aumentar suas taxas pode ser ma experiência muito assustadora. Você tem medo de perder os clientes que já possui (ou não conseguir encontrar novos clientes). Primeiro, você vai querer começar por se fazer quatro perguntas.
Essas perguntas são aplicáveis se você for novato em freelancer ou se tiver um negócio estabelecido.
- Quais são seus objetivos de rendimentos? (quanto almeja faturar – á curto,médio e longo prazo)
- Quem é o seu mercado alvo? (para quem deseja escrever qual nicho, artigos genéricos ou específicos)
- Qual é o seu nível de experiência? (qual conhecimento em SEO e escrita já possuo, como aprender mais)
- Como os outros escritores estão cobrando? (como valorizar meu trabalho, quantidade x qualidade)
Depois que você passa a ter uma ideia melhor de como cobrar, passe a considerar as várias maneiras de trabalhar com clientes.
- por hora
- por página
- Por palavra
- Por projetos
Seria leviano apresentarmos valores específicos, pois cada caso é um caso. Muitos buscam feedback como outros profissionais em copywriting que já atuam na área, mas como eu disse cada caso é um caso.
Saiba como escalar para ser copywriting profissional ganhar mais e obter mais clientes.
Conforme vai desenvolvendo seu trabalho, e ganhando habilidade vai criando para você seu próprio mercado de atuação. E os serviços que feitos com clientes se tornam referencia para serem usados. Talvez você seja indicado como um bom copywriting e passa assim a evoluir e ganhar mais também.
Por isso encare cada trabalho a ser realizado como um degrau de uma escada que você sobe. Tratar cada projeto como único, lhe dará um diferencial e com o tempo seu progresso será evidente.
Quando falamos em Escala de crescimento, lembramos do crescimento como um todo, não só financeiro.
Geralmente no inicio você aceita qualquer serviço, mas com o desenvolvimento do seu portfólio, passa a ampliar seu leque de opção de trabalho, melhorando assim até a qualidade de serviços e clientes que passa atuar.
Mas nunca se esqueça que suas referências serão seus primeiros clientes, nunca então faça menos por eles, seja marcado como um copywriting de qualidade.
Ganhe mais dinheiro hoje
Como qualquer profissão, ganhar dinheiro está associado ao quanto você se dedica a ela. Nunca perca o foco do que realmente é importante para você.
Por isso que falamos no inicio desse artigo que ser um copywriting envolve ser criativo, precisa ter um certo talento para este trabalho, mas você pode se tornar um.
O copywriting sempre usará seus argumentos, conceitos e ideias em forma de palavras, abalizadas por conceitos técnicos que irá aprendendo com o tempo e principalmente, com muita pesquisa.
Seja curioso, use sua curiosidade para lhe impulsionar e fazer você chegar lá – foco, persistência, dedicação e qualidade é umas chaves para se tornar um copywriting profissional.
Conclusão
Mas não se limite achando que não é para você. Não se esqueça que todo Brasileiro por natureza é criativo. Aliado com sua força de vontade e dedicação, logo estará como muitos copywriting que ganharam notoriedade e fama pelos seus trabalhos. Pode ser uma renda extra para você hoje mesmo.
Tornar-se um copywriting pode lhe ajudar a ganhar um dinheiro extra, e até virar uma profissão com alto faturamento mensal. Há realmente oportunidades de ganhar dinheiro na internet hoje em dia e agora é uma boa hora para você se lançar, concentre-se em construir relacionamentos e vá em frente.
Se você está interessado em ganhar dinheiro como copywriting não perca tempo siga as sugestões acima e sucesso para você.
Quando iniciei esse artigo sobre Como se Tornar um Copywriting Profissional (mesmo sem experiência ), não é para passa a ideia de que você não precisa entender nada sobre sobre a profissão, você pode sim ser um excelente Profissional em Copywriting, mas é preciso se dedicar assim como em qualquer outra profissão que temos no mercado.
Transforme-se em um redator profissional dominando as ‘Armas da Persuasão‘. Este livro revelador irá equipá-lo com as habilidades persuasivas necessárias para influenciar efetivamente e criar conteúdo cativante que deixará uma marca duradoura.
As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar
Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível. – Charles Chaplin
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