O funil de marketing digital está evoluindo. Você está preparado?

O funil de marketing digital está evoluindo. Você está preparado?

Hoje em dia, as empresas buscam ter um funil de vendas ideal a fim de gerar resultados mais previsíveis, rentáveis e sustentáveis.

Mas antes de qualquer coisa vamos relembrar o que é o funil de vendas e como usá-lo. Aí então podemos falar da sua evolução.

O que é funil de marketing digital?

Hoje, os profissionais de marketing modernos estão familiarizados com o típico funil de marketing – conscientização, criação, conversão. Mas você sabia que a ideia de um funil de vendas não é nova?

Os profissionais de marketing da velha escola provavelmente estão familiarizados com o modelo de compra em quatro etapas,

  • O cliente toma conhecimento de um produto ou serviço
  • A cliente expressa ativamente interesse em um produto ou serviço
  • O cliente aspira adquirir o produto ou serviço
  • O cliente compra o produto ou serviço

Enfim, a ideia era genial e nunca morreu – apenas assumiu novas formas ao longo dos anos, à medida que o universo do marketing mudou.

Várias variações sobre o tema foram criadas para acomodar os modos emergentes de marketing – especialmente marketing digital.

O moderno funil de marketing digital de hoje

Como criar um funil de conversão marketing digital

Quando se trata de modelos de marketing e vendas, a internet mudou tudo. O advento da internet levou a grandes mudanças na estratégia de marketing.

Isso deu origem ao funil de marketing digital, um método que foca no engajamento da marca, na educação e na adoção da maneira não linear como os clientes da Internet vivenciaram o ato de comprar.

Os fundamentos do moderno funil de marketing digital incluem quatro etapas principais

  • Atrair
  • Nutrir
  • Converter
  • Encantar.

No entanto, para acomodar os diversos tipos de projetos de marketing necessários para competir no feroz campo de batalha do marketing on-line de hoje, as etapas do funil se expandiram.

Engajamento – Hoje, o reconhecimento da marca geralmente começa on-line, geralmente em uma das muitas plataformas de mídia social, onde os consumidores descobrem marcas. O objetivo é atingir um grande número de pessoas e começar a atrair potenciais clientes das massas.

Educação – O estágio de descoberta que começou com o engajamento continua com a educação dos consumidores sobre a marca. Isso inclui identificar claramente os problemas dos consumidores e fornecer informações para ajudar a resolvê-los.

Pesquisa – A fase de descoberta continua com a pesquisa do consumidor. Os visitantes geralmente se concentram em consumir conteúdo e aprender mais sobre a empresa e seus produtos. Nesta fase, o objetivo não é sobrecarregar o consumidor com ofertas, mas fornecer as informações necessárias para serem consideradas.

Avaliação – Neste momento, é hora de apresentar uma solução específica para o problema. Os clientes podem estar olhando para várias soluções concorrentes para o seu problema, por isso o foco deve estar em mostrar-lhes porque um determinado produto é a sua melhor solução, por exemplo, através de benefícios claros e comparações de custo com os concorrentes.

Justificação – Frequentemente, os profissionais de marketing conseguem convencer os clientes em potencial de que sua solução é a melhor para eles, mas ainda não fazem uma venda devido a objeções, obstáculos ou inércia dos consumidores.

O estágio de justificação é encontrar maneiras de superar esses problemas. Eles precisam de razões pelas quais devem puxar o gatilho.

Compra – A fase de compra é toda sobre a venda. Devem apoiar o processo de vendas respondendo a todas as perguntas e fazendo com que se sintam confiantes com o valor do produto.

Adoção – O pós-compra é hora de entregar tudo o que uma empresa prometeu a seus novos clientes. É importante que as comunicações continuem após a compra por meio de atendimento, suporte e atendimento ao cliente, como materiais educativos sobre como aproveitar ao máximo os produtos.

Retenção – Converter uma perspectiva em um cliente é uma grande conquista. Mas precisa retê-los como clientes satisfeitos. Uma forma de as marcas conseguirem isso é através de comunicações contínuas de alto valor.

Expansão – O ideal é que os clientes não fiquem apenas satisfeitos com suas compras originais, mas também se tornem consumidores recorrentes. Expandir seu relacionamento com os consumidores é mais fácil se eles enxergarem sua marca como confiável e como uma autoridade.

Advogar – Este é frequentemente um dos estágios mais negligenciados no funil de marketing. Mas as marcas que trabalham para transformar seus clientes satisfeitos em defensores geralmente obtêm grandes recompensas por seus esforços.

Por mais impactante que seja o novo funil de vendas de marketing digital, alguns especialistas do setor de marketing estão falando sobre uma abordagem totalmente nova ao marketing digital.

Em vez do funil como o conhecemos – amplo no topo e estreito na parte inferior – eles estão defendendo que “vire o funil” para acomodar uma nova abordagem de marketing chamada Marketing Baseado em Conta (ABM).

Como as empresas implementam as etapas do funil

Como as empresas trabalhar o funil de marketing

Para transformar mais leads em clientes, você precisa de conteúdo. O tipo certo de conteúdo educa os consumidores e gera confiança à medida que move as perspectivas através do funil. Seu objetivo final deve ser entregar o conteúdo certo, na hora certa, na plataforma certa e no público certo.

 

1.   Criar conteúdo para cada estágio do funil

O topo do funil está focado na conscientização e no fornecimento de valor aos clientes em potencial.

A chave para o sucesso do marketing de alto nível é o conteúdo que não apenas ajuda a educar os clientes em potencial, mas também fala diretamente sobre necessidades específicas.

É preciso movê-los do conhecimento limitado para o entendimento, o tempo todo deixando-os querendo mais.

As ideias de conteúdo incluem: postagens em blogs, seminários on-line, vídeos, e-books e infográficos.

 

2.   Preste atenção à regra 80/20 na criação de conteúdo digital

Muitos proprietários de empresas invertem a Regra 80/20 (Princípio de Pareto) quando se trata de conteúdo. Eles criam mais conteúdo que é de vendas versus informativo, quando deveria ser o contrário.

Idealmente, você deve criar uma ampla variedade de conteúdo – vídeos, webinars, postagens de blogs, infográficos etc. – que contenham informações exclusivas, atualizadas, oportunas e relevantes, que solucionem problemas reais para seu público-alvo.

 

3.   Criar laços de feedback para reforçar o meio

Muitas vezes, as campanhas de marketing das empresas estão concentradas em torno da conscientização e do apoio à conversão.

Contudo esse foco deixa um meio fraco. E isso permite que os clientes em potencial abandonem facilmente a jornada do comprador. Uma nova abordagem ajuda a fortalecer o meio do funil – criando “loops de feedback”.

Por trás de cada crescimento ou decaimento, há pelo menos um loop de reforço. Para cada comportamento de busca de metas, há um ciclo de equilíbrio.

A aplicação do conceito de busca de metas ao meio do funil de marketing digital reforçaria a impressão de leads de uma empresa ou marca.

Por exemplo, se você ouvir as conversas sobre sua marca nas mídias sociais se envolver com as pessoas que falam e, em seguida, capturar suas palavras em seu conteúdo de marketing, você reforçará sua mensagem de maneira significativa.

 

4.   Mensagens de balde em cada estágio do funil

Agrupe os usuários em grupos com base em sua jornada de ciclo de vida. Isso ajudará você a falar com os possíveis clientes com uma mensagem mais clara, como relacionada a uma ação que eles acabaram de realizar.

 

5.   Personalize mensagens sempre que possível

Quando você personaliza suas mensagens, você torna isso imediatamente impactante para seus leitores. Com o e-mail, por exemplo, isso aumenta as taxas de abertura, as ações e o engajamento e também prepara o cenário para que eles se tornem defensores de seus negócios, uma vez que eles sejam clientes.

 

6.   Otimize seus formulários

Para ter sucesso, as estratégias de conversão precisam contar com uma sólida campanha de geração de leads. Na maioria dos casos, isso ainda envolve um formulário.

Certamente, você pode pensar que criar um formulário é simples e óbvio.

Mas criar formulários estratégicos que suportem seus objetivos estratégicos requer um esforço extra – o número de campos, a redação do botão call action, as cores e muito mais precisam ser cuidadosamente considerados para aumentar o impacto de seus formulários.

Aqui nesse ponto vale você testar cores e layout dos seus formulários, pois as vezes o que funciona bem para um nicho de mercado, pode não funcionar para o outro.

 

7.   Extrair dados para impulsionar a jornada do comprador

Os funis de marketing digital mais bem sucedidos de hoje são direcionados por dados. Os dados podem ser extraídos em cada etapa do funil e analisados. Então, decisões podem ser tomadas para melhorar os resultados em cada estágio.

É essencial entender e obter informações sobre o que os usuários fazem (por exemplo, quais categorias e produtos eles visualizam) para obter informações valiosas sobre suas ações. Essa percepção pode ser aplicada ao seu funil para melhorar o desempenho.

 

8.   Preste atenção ao ciclo de vida do cliente

Assim ao analisar suas métricas e resultados de marketing digital e determinar onde o maior sucesso e receita são gerados, você pode obter uma visão inestimável do ciclo de vida do cliente.

 

9.   Considere a marca completa

Todas as suas plataformas digitais devem alimentar e apoiar sua estratégia de funil digital. Embora cada canal provavelmente atenda a um público diferente e tenha uma abordagem diferente para se comunicar com os compradores, o truque é manter uma imagem de marca e mensagens consistentes que ofereçam suporte às principais metas em todos os canais.

 

10.  Teste tudo

É fácil se envolver com o que pode ter funcionado bem no passado. No entanto, as coisas podem mudar com freqüência. Como resultado, é importante analisar seus dados com frequência e incorporar novos insights.

Como resultado, você pode transformar seu funil de marketing digital em uma máquina estratégica e um mecanismo mais poderoso de seu sucesso.

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