Por que a Saúde Mental é tão importante quanto a Saúde Física?

Mas, ao considerar a saúde mental e a saúde física, os dois não devem ser considerados separados. A falta de saúde física pode levar a um aumento do risco de desenvolver problemas de saúde mental. Da mesma forma, a saúde mental ruim pode ter um impacto negativo na saúde física, levando a um aumento do risco de algumas condições. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, porque são forças conectadas. A saúde mental influencia a saúde física e o bem-estar de uma pessoa. Assim como a saúde física, a saúde mental pode afetar a motivação, o nível de energia e outras tarefas diárias de funcionamento.

Por que a Saúde Mental é tão importante quanto a Saúde Física?

        “Mens sana in corpore sano”

Disse o poeta Romano Juvenal no 60, que significa mente Sã em um corpo são, mas será que depois de mais de dois mil anos essa afirmação serve para os nossos dias atuais?

É muito atual, mesmo sendo uma senhora frase, explica o que a OMS (organização mundial da saúde) vem publicando nos últimos anos, que o Brasil é campeão em diversas doenças psicológicas, o grande problema não é mais nascer saudável, mas desenvolver transtornos!

De acordo com a OMS, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo! Perde apenas para o Japão, e olha que lá eles são realmente “estouradinhos” se preocupando além da conta com o profissional e esquecendo do emocional.

Mas e aqui? No país de belezas mil? De tantas oportunidades de fazer o diferente? Aí está a raiz, o brasileiro não consegue aproveitar nem o próprio país que tem, as cargas horárias de 12 horas de trabalho, e uma diversidade de problemas diários estão deixando em curto as cabeças brasileiras.

E não é só o estresse, A depressão cresceu 700% no Brasil e colocou como o número um da America latina com casos, já na ansiedade o país é campeão mundial de casos!

É muito trabalho, pouco salário e muitas dívidas, não que isso seja o veneno, pois cada um escolhe o que e como vai gastar por mês o seu dinheiro, mas o número gigantesco de suicídio de jovens de 19 a 29 anos preocupa a OMS.

Medidas deverão ser tomadas, as campanhas já estão circulando pelas mídias, esses estados psicológicos estão se tornando casos graves da saúde psicológica mundial.

Mas e qual caminho a seguir? Como não ser mais um contaminado com todos esses turbilhões de motivos para ser infeliz?

 

Compreenda por que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física em todo momento!

como cuidar da saúde mental

Imagine que você está no seu carro e a luz da reserva da gasolina liga, você até nota, mas não liga para ela, sua esposa que estava ao seu lado nota o ocorrido e lhe avisa que deve abastecer;

Esposa – “Querido você precisa colocar combustível! ”

Esposo – “Não precisa, o mais importante agora é chegar para o almoço! ”

Você passa nesse instante pelo posto de combustível, dá uma olhadinha e segue viagem, e ainda avisa para esposa;

Esposo  – “Relaxe, eu sei o que estou fazendo, tenho minhas metas! Você deveria ter as suas! ”

A esposa preocupada não compreende o que está acontecendo, 30 km depois o carro apaga, pane seca, sem gasolina.

Mas o que isso tem a ver com o motivo de a saúde mental ser tão assim importante quanto a saúde física para você?

Bom a resposta é – Tudo! Nós somos o veículo, e nosso cérebro o motorista, como assim você andará sem gasolina? Não há como!

Assim como você não viverá sem o seu combustível!

O seu cérebro é um incrível mecanismo que pode ser desenvolvido como um músculo. Mas se você não tiver noção de quando precisa parar, recarregar seu combustível, restaurar suas energia, você deixará esse motor começar a falhar, até apagar e o pior, fundir de vez.

O pensamento é a ação primordial de cada um de nós, por isso somos considerados racionais, por que pensamos, planejamos e executamos. Mas começar a viver uma vida só no automático é matar aos poucos as qualidades de ser humanos racionais!

Por isso a saúde mental é tão importante quanto a física, ela cria a essência que alimenta diversas emoções em nossa vida e também pode prejudicar muitas delas, reestruturar um cérebro doente é muito possível e vale muito a pena!

 

Restaure os seus pensamentos!

Quantas vezes você dormiu por horas e acordou ainda mais cansado? O corpo necessita de descanso para tudo, aprender a relaxar é uma boa escolha. Você pode aprender sobre muitas coisas novas em relação a isso, descubra a internet.

Os mantras são músicas que relaxam a mente, abre os horizontes de seus pensamentos, sinta a vida que vibra em você, momentos de concentração. Ou seja, a meditação faz com que você tenha um momento somente para você!

Esqueça tudo que já passou, guardar coisas do passado é uma das características da depressão, essas doenças são curáveis se você quiser. Lembre-se cuidar da saúde mental é tão importante quanto a física, então foque na paz.

Relembrando coisas que deveria ter feito ou que fez lhe causa a dor da decepção de ter perdido a oportunidade e o sentimento do fracasso. Viva o hoje, o agora, pois tudo que se passou é apenas experiência, lembrar não mudará para melhor o seu presente, só irá lhe prejudicar!

Descubra as fontes de seu estresse, muitas vezes você vive algo que considera importantíssimo, mas na verdade é a fonte de todo mal.

Os dados apontam que morte por infarto é a maior no Brasil e 60% delas estão relacionados a fatores de estresse.

O estresse libera doses de adrenalina no corpo o que contrai as veias, se você tem alguma entupida pode ser mortal para você se estressar.

A quantidade de usuários de medicamentos para problemas gástricos causados pela gastrite nervosa cresceu assustadoramente.

Acredita-se que a cada 7 em 10 brasileiros tem gastrite, dados alarmantes para esse transtorno do pensamento.

Restaure sua vida, comece a descobrir a fonte de todas as dores.

 

Como descobrir o que afeta o meu psicológico?

Saúde mental ou emocional refere-se ao seu bem-estar psicológico geral.

Doenças mentais, como depressão e ansiedade, afetam sua capacidade de participar de comportamentos saudáveis.

Pense em quais fatores mais lhe afetam no seu dia a dia, aquilo que realmente lhe irrita. Agora que você compreendeu por que a saúde mental é tão importante quanto a física, você compreenderá que cada pensamento seu não é apenas algo virtual e algo real.

Tudo o que você pensa, mesmo não estando a sua frente materialmente está vivo, existe, e todo sentimento desse pensamento será absorvido por você!

Não deixe que fatores externos influenciem no seu interior, mesmo você reconhecendo tudo aquilo que faz sua saúde ir por água abaixo você deve ter consciência que mais coisas estressantes irão acontecer.

Quanto mais você cura algo, por exemplo uma gripe, mais forte ela voltará, por isso cada vez mais temos variações de gripes, mortais e devastadoras. Então não pense que a sua saúde mental é algo simples, fácil de curar e que essa cura é eterna.

O pensamento destruidor é um vírus que a cada sinal fechado, atraso no trânsito, chamada de atenção do chefe, chuva não planejada irá se intensificar.

Compreenda o mecanismo do seu cérebro, como ele funciona, o que faz o estopim do estresse aparecer, como por exemplo, adversidades do dia que fogem do seu controle.

O que faz a ansiedade surgir, algo que você quer muito, ou desejo de que você resolva o seu dia logo ou até mesmo que chegue ao final de semana.

A tristeza e a alegria são estados momentâneos, ninguém consegue estar presente nelas 24h por dia, podemos ser felizes mesmo quando a alegria esfriar, por que ela esfria até alimentarmos com mais combustível vital, entrarmos em um estado neutro, sem pular do positivo para o negativo.

Grande maioria das pessoas festeja o final de semana como se estivessem vencendo uma copa do mundo, como fosse o melhor acontecimento do mês, mas por que?

Isso se deve a saúde mental o grau de sua importância tanto quanto a saúde física e que ela é afetada pela forma que você aproveita a vida!

Aproveite a vida! O final de semana não é a grande glória da semana, mas por que é comemorada como se fosse?

Por que a semana passa e não se vive os dias, apenas se sai para trabalhar, ou melhor para fazer aquela função que te dá seu salário. Para encarar aquele chefe que as vezes só sabe cobra, para olhar para a cara do colega fofoqueiro.

Para ter que pegar um transito estressante, onde cada carro despeja toneladas dessa fumaça tóxica que está me matando, aí vem mais um pensamento de reclamação, essa cidade não tem jeito.

Aí você volta para casa no nível máximo de estresse brigando com todo mundo sem motivo, reclamando de tudo, transforma a casa em um campo de guerra.

E assim vai de segunda a sexta (alguns até sábado), e quando chega o sonhado final de semana festeja demais, enche a cara com alguma bebida alcoólica para esquecer os problemas, mas eles não somem, até se intensificam.

Você fica de ressaca, e o final de semana vira um problema com a tremenda dor de cabeça e grama para cortar nos 30 graus do sol! Nossa! Quanto estresse perda de tempo!

A saúde mental é tão importante quanto a física! E você tem que honrar isso, saia do foco da vida atual, veja a vida com outros olhos. Mas assuma realmente isso, nada adianta promessas vazias, você precisa realmente querer isso!

Saiba que seus problemas não irão desaparecer apenas mudarão de tamanho e localização. Desenvolva seu poder de administrar situações adversas aprenda a dominar seu EU tenha autocontrole.

 

Conclusão – Recicle-se

Acorde mais cedo, curta o nascer do sol, leia um livro, saboreie uma deliciosa xícara de café ou chá, ou até mesmo descubra novas vitaminas de frutas, faça cafés da manhã para seus amados.

Cuide de sua casa como seu templo, é muito difícil conquistar uma, assim como um trabalho, aprenda a gostar do que faz ou mude, não se torture, para que isso?

Tenha coragem, vá atrás de seus sonhos, mas não esqueça as pessoas que te amam.

O amor delas não é maior que o seu estresse, tristeza ou ansiedade, converse com pessoas novas, invista em estudo, ocupe a mente, pois as dores vêm de seus pensamentos e se você está pensando isso é por que está com mente desocupada!

Passeie com sua família ao final de semana, curta a natureza, um dia bem cultivado faz você dormir como neném a noite, recicle-se!

JUNTE-SE A NÓS

Grupo VIP - Cadastre seu e-mail  participe e receba conteúdo e dicas exclusivas sobre Mid Set para o Sucesso!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!