Como Começar a Investir com Pouco Dinheiro.

Como Começar a Investir com Pouco Dinheiro.

Você quer começar a investir, mas não sabe por onde começar? Costuma planejar os gastos do passeio de fim de semana ou gasta desenfreadamente? Ter uma vida saudável financeiramente é uma questão de escolha, a decisão é sua!

Planejamento financeiro e economia são os princípios básicos de todo e qualquer investidor, seja ele iniciante ou experiente.

O primeiro passo para dar início a essa jornada é conhecer o seu perfil de investidor e ter objetivos claros.

Neste artigo, vou explicar sobre os principais tipos de investimento para quem quer garantir a realização daquele grande sonho ou uma aposentadoria tranquila e sem preocupações.

 

Investir é sobre fazer escolhas

Você pode escolher por quanto tempo deseja investir o seu dinheiro, afinal ele é seu. No entanto, quanto mais longo for o prazo do investimento, maior será a rentabilidade, ou seja, a taxa de juros que você vai receber.

Antes de qualquer coisa, recomendo que você tenha uma reserva de emergência proporcional a pelo menos três meses das suas despesas atuais, embora o ideal sejam seis meses.

Não pense muito, comece a poupar agora, com o que você tem, mesmo que seja uma quantia pequena, mas comece já.

O investimento mais recomendado para criar essa reserva é a renda fixa, mais especificamente o Tesouro Selic, que é um título público, ou seja, emitido pelo governo e, portanto, bastante seguro. A rentabilidade é a própria taxa Selic, que atualmente está em 6,5% a.a.

 

Estude as opções de Renda Fixa do mercado

como identificar investimentos seguros.

Esse é o tipo mais seguro de investimento, portanto o mais indicado para quem quer começar a investir. O Tesouro Selic é uma opção de renda fixa, mas já falei sobre ele, então vou apresentar outros investimentos em renda fixa, como por exemplo:

  • LCI — Letras de Crédito Imobiliário — e LCA — Letras de Crédito do Agronegócio —, são títulos do setor privado. São isentos de impostos e você pode solicitar o resgate do investimento a qualquer momento.
  • CDB — Certificado de Depósito Bancário —, nesse investimento o dinheiro é emprestado ao banco e no final do período estipulado o investidor recebe o valor com juros. Esses juros são pré-fixados, portanto a pessoa sabe exatamente o quanto vai receber. Caso não queria investir através do banco, procure corretoras especializadas e que não cobram taxas de corretagem.
  • Tesouro IPCA+ é um título público emitido pelo governo, além de ser o investimento mais recomendado para quem quer garantir uma aposentadoria O investidor empresta dinheiro ao governo com uma taxa de juros que é a combinação da taxa da inflação no período com a taxa pré-fixada no momento do investimento, ou seja, mesmo em momentos de crises no país, o dinheiro investido fica protegido.
  • Tesouro Direto é um título público, onde no momento da aplicação o investidor é informado sobre o rendimento total do seu dinheiro. Tem baixo risco e possui liquidez diária.

A grande parte dos investimentos em renda fixa possuem a garantia do FGCFundo Garantidor de Crédito —, que protege os investimentos com valores de R$ 250.000 por CPF, caso a instituição financeira venha a falir.

 

E não esqueça da Renda Variável

Enquanto na renda fixa o dinheiro está seguro e tem retornos estáveis e garantidos, na renda variável existem riscos, já que o investidor compra a fração de uma empresa  — ações — e pode ganhar ou perder dinheiro.

Nesses tipos de investimento não existe a garantia do FGC, e o investidor pode perder o dinheiro das ações caso a empresa declare falência.

A dica aqui é avaliar a empresa na qual quer ser acionista, procurar uma corretora que seja referência no mercado de ações e analisar as recomendações. Priorize empresas consolidadas no mercado de ações, que tenham um histórico favorável e sejam boas pagadoras de dividendos.

Além do mercado de ações, existe outro tipo de investimento muito conhecido na renda variável: os FIIsFundos Imobiliários  —, que são partes ou frações de empreendimentos como shoppings, galpões industriais, hospitais, agências bancárias, universidades e escritórios corporativos.

Esses fundos geralmente têm boa rentabilidade e o investidor recebe mensalmente o rendimento dos aluguéis, de acordo com o valor investido.

 

Diversifique seus Investimentos

Investir seu dinheiro e permitir que ele cresça é uma ótima estratégia financeira. Mas, se os investimentos não são diversificados você pode estar deixando de ganhar uma boa quantia em dinheiro.

A maneira mais simples de ver o seu dinheiro crescer é entender o que são os juros compostos e deixar que eles façam todo o trabalho.

A mágica nesse caso é o tempo. Quando mais cedo você começar a investir, mais o dinheiro vai render, já que o juro composto nada mais é do que juros sobre juros.

Warren Buffett, considerado o maior investidor do mundo, compartilha uma das dicas que mais segue: “Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”.

 

Investir com pouco dinheiro é possível

Como começar a investir com 30 reais

Muitas pessoas desistem de investir porque acham que é preciso ter muito dinheiro para começar. Isso não é verdade, qualquer pessoa pode começar a investir com apenas R$ 30,00, como é o caso do Tesouro Direto.

O segredo para ver o dinheiro crescer é a constância nos aportes. Torne isso um hábito e com o tempo você pode acumular um patrimônio considerável.

Investir permite aumentar significativamente a sua conta bancária ao longo do tempo graças ao poder dos juros compostos.

Tudo o que você precisa fazer é começar. Depois disso, fica mais fácil com o passar do tempo, e o seu futuro vai agradecer.

 

Dica bônus nº 1: Aprenda a viver com menos

Embora esse conselho seja básico, a crise no país trouxe o assunto para o centro das atenções: você precisa viver com menos do que ganha, poupar e ter um fundo de emergência para se manter.

Você conseguiu um aumento de 3%? Repasse esse valor diretamente para a poupança ou para seus investimentos e você não sentirá falta dele. Evite a tentação de gastar mais, ao receber um aumento.

Isso é de extrema importância para a sua estabilidade financeira pessoal. As coisas podem dar errado de forma inesperada e você precisa se proteger. A maior lição aqui é sempre ter um plano B.

 

Dica bônus nº 2 – Use o débito automático

Na correria do dia a dia e com o estresse tomando conta da gente, é normal esquecer a data de vencimento de uma fatura ou outra. O problema é o dinheiro que vai embora com os juros, apenas por ter esquecido de pagar no dia certo.

As taxas de juros por atrasos são absurdas e uma das piores maneiras de perder dinheiro, principalmente porque é uma situação que pode ser evitada.

Então verifique se sua internet, telefone, cartão de crédito, conta de água, plano de saúde e outras despesas mensais estão cadastradas no débito automático. Não estão? Cadastre e vá ser feliz!

 

Concluindo

É verdade que investir envolve riscos. Todo mundo já ouviu histórias de pessoas que perderam muito dinheiro, assim como de pessoas que fizeram fortunas ao longo dos anos.

Como você viu, há muitas maneiras de começar a investir com pouco dinheiro, existem corretoras que não cobram taxas de corretagem para investimentos em renda fixa, além da garantia do FGC em vários tipos de investimento.

Como vai ser a sua vida daqui a alguns anos, só depende de você. Faça as suas escolhas e saiba lidar com as consequências, sejam boas ou ruins. Mais uma vez: Só depende de você.

O que você achou de cada um dos tipos de investimento? Enriquecedores? Então leva essas dicas para as suas redes sociais e mostre à sua rede de contatos que você entende sobre o mundo dos investimentos.

JUNTE-SE A NÓS

Grupo VIP - Cadastre seu e-mail  participe e receba conteúdo e dicas exclusivas sobre Mid Set para o Sucesso!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!