COMUNIDADE DO SUCESSO

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos e dicas exclusivas de sucesso!

Porque seu Sucesso é Determinado Ajudando Outros a Solucionarem um Problema?

Ajudar pessoas a resolverem seus problemas pode trazer sucesso em minha vida?

De acordo com estudos feitos por 19 voluntários de um teste britânico, ser otimista (pessoas positivas) diminui os níveis de estresse, ansiedade e aumenta consideravelmente a saúde. O corpo e a mente são beneficiados e o indivíduo passa a ter uma sensação de satisfação e prazer.

Por outro lado, os pessimistas (pessoas negativas) tendem a ter o nível de estresse alterado e o corpo mais tenso, o que gera menores sensações positivas.

Outro estudo feito na University College London (Colégio Universitário de Londres), aponta que quando a pessoa recebe uma resposta positiva, ou tem conversa positiva, seu lobo frontal recebe uma sensação impactante, e o corpo tende a responder positivamente.

Mas, qual relação tem esse estudo com o sucesso?

De acordo com várias pesquisas, o sucesso (tanto profissional quanto pessoal) é motivado pelas sensações e emoções que o sujeito sente.

Por esse motivo alguém que está passando por problemas emocionais, se sente sobrecarregado ou dorme pouco, tende a ter uma chance maior de obter resultados negativos em seus trabalhos.

Muitos pesquisadores acreditam que sensações negativas impossibilitam o profissional de pensar ou ter visões claras de sua profissão ou vida.

Para muitos profissionais o momento da fadiga e do cansaço é o principal ponto de partida para temores empresariais, resultando em medo de fazer qualquer atividade, mesmo que rotineira, impossibilitando o sucesso.

As sobrecargas ocasionam uma sensação tão negativa que o sujeito  não consegue ter foco no que faz. O que o profissional fazia em uma única hora pode ser feito, por essa lógica, em três ou quatro horas.

Então buscar sensações desestressantes, que lidem inteiramente com o cérebro, pode ser a melhor opção.

Estudos científicos afirmam que ajudar as pessoas aumenta a satisfação, impulsiona a felicidade, e melhora o humor. Outra vantagem é que aumenta a sensação de competência (o que é um dos principais traços para ter sucesso em sua vida).

Você se sente capaz, tem menos limites e maiores expectativas para o futuro, se esforça mais e tem melhores resultados.

Aumenta também o nível de satisfação, terá menores preocupações e frustrações, conseguindo ter sucesso de maneira mais rápida.

Ser positivo pode ser o principal caminho para conseguir chegar onde deseja.

 

Como ser uma pessoa positiva?

Para ser uma pessoa positiva e obter sucesso ajudando as demais pessoas, é importante que comece pela aceitação.

Aceite:

Aceite sua condição e as situações que lhe são impostas. É fundamental que analise sua vida, tentando olhar por outra perspectiva.

Sempre que enfrentar um problema, tente analisar mais de um ângulo da questão. Quando em brigas, mesmo que com raiva e chateado, é de extrema importância que avalie a argumentação de seu rival.

O que você faria no lugar dele? O porque ele age de maneira inconsequente? Ele está realmente errado?

Somente analisando um problema poderá resolvê-lo da maneira adequada;

 

Defina objetivos:

Principalmente para quem deseja ter sucesso em sua vida, é necessário que defina objetivos: Onde deseja chegar?

Esses objetivos mostram uma visão mais positiva em relação a vida, dando-lhe confiança e expectativas para um futuro maior.

Conhecida como a teoria de Fixação de Objetivos,  proposta em 1981 por Edwin Locke e Gary Latham, essa sugere que os objetivos devem seguir uma meta de motivação.

Com falta de motivação o indivíduo fica sem qualquer direcionamento.

Nessa formalização de seus objetivos tente colocar tempo de estimativa, sendo sempre muito específico sobre o que deseja.

 

Medite:

Mesmo que para muitas pessoas a meditação seja algo totalmente irrelevante, ela pode ser muito positiva, pois principalmente lida com a tranquilização do corpo e da mente. Onde irá deixar suas preocupações de lado.

Na maioria das vezes, a meditação também trabalha os sentidos, e o conhecimento dos sentimentos. Com isso aprenderá a lidar com as emoções, sabendo quando demonstrá-las, e como fazer isso.

Existem muitas maneiras de conseguir ser uma pessoa positiva. Mas não se esqueça de passar essa positividade para outras pessoas. Não adianta ser positivo consigo mesmo, se passando negatividade.

Sendo negativo receberá resultados negativos e não irá obter sucesso.

Como saber quando ajudar alguém?

Saiba como ouvir para ajudar quem precisa

Encontrar o momento certo para conversar, para ajudar, não é tão simples. Nunca se sabe quando as pessoas realmente precisam de uma assistência. Mas estar a disposição já é uma boa iniciativa.

Para conseguir se comunicar totalmente é necessário que haja um laço de confiança. Algo que pode ser estabelecido a partir do momento que é sincero, e mostra suas reais intenções.

Se faça presente na vida dessa pessoa!

Não temos uma manual ao certo para saber quando ajudar alguém. Mas mostraremos a seguir alguns sinais de que uma pessoa está deprimida e que precisa de ajuda.

 

Pessimismo:

O pessimismo pode ser uma característica da tristeza. Já esteve diante alguém que é sempre positivo, mas de repente se mostra cético? Esse pode ser um sinal.

Normalmente, no caso de tristeza, o pessimismo se mostra em relação a si mesmo.

A pessoa acaba duvidando de tudo que tem relação a si próprio. Tornando-se incrédulo de qualquer mudança.

 

Se isolando:

Normalmente as pessoas que estão tristes tendem a se isolar, para que os indivíduos a sua volta não reconheçam seu estado de ânimo.

 

Mudança de humor:

Atenta-se às mudanças de humor, pois estar alegre em um momento, brava e triste em outro, pode ser um resquício de que está desequilibrada emocionalmente.

 

Excesso:

As pessoas que estão depressivas normalmente tendem a sentir tudo em excesso, com sensações semelhantes a de um distúrbio emocional.

Sendo assim ficam enfurecidas extremamente por pequenas coisas, ou em outros casos, se tornam extremamente quietos, a ponto de quase não se comunicar com ninguém.

 

Culpa:

A culpa é recorrente muito em caso de depressão, pois trata-se de uma parte muito delicada, em relação às emoções. Em casos mais leves pode parecer de maneira mais discreta.

 

Concentração danificada:

Dificuldade em se concentrar é algo recorrente da tristeza, ou da própria depressão (que é um problema mais grave).

Não são todas as pessoas que precisam de ajuda que apresentam as características apresentadas acima, mas essas são as mais comuns e que você pode conseguir sucesso ao tentar resolver.

Como ter sucesso em uma conversa para ajudar alguém?

Saber o que falar ajuda muito

Inicialmente seja cauteloso, não importa o nível de intimidade que tenha  com o outro indivíduo, seja um parente, melhor amigo, namorado ou desconhecido, é necessário saber como se comunicar.

Se chegar perguntando de primeira mão qual foi o problema, com certeza, o outro se sentirá como se estivesse tendo a privacidade invadida. Desconfortado, mudará de assunto e você não poderá de maneira alguma ajudá-lo.

Tente ser gentil, discreto, de preferência, inicialmente, converse sobre coisas aleatórias, porém que sejam totalmente agradáveis.

Apenas o momento que perceber que o outro se sente mais confortável e seguro com você, que deverá tentar conversar sobre os problemas pessoais.

Conseguir sucesso em uma conversa não é muito difícil, apenas não precisa ter rispidez, ou algo semelhante.

 

Como ajudar alguém?

Ajudar alguém é uma tarefa bonita e que deve ser levada muito a sério. Lembrando que não se trata apenas de ajudar pessoas que estão triste ou passam por algum problema emocional semelhante a depressão. Mas sim todos aqueles que precisam de um tipo de apoio.

 

Quer ter sucesso em seu trabalho?

Comece mostrando que é uma pessoa nobre e que respeita as decisões e os sentimentos dos demais.

Sempre que alguém em seu serviço precisar de algo, se estiver ao seu alcance, faça o possível para ajudar.

Uma vez que ajude seu superior, com certeza, terá pontos com ele e o respeito aumentará, a confiança aumentará e consequentemente o sucesso.

Sendo uma pessoa que ampara, sempre será lembrado como uma pessoa de bem, sempre disposto a fazer tarefas e passar por novas experiências.

Como você é com as pessoas definirá como elas irão te ver, lembre-se disso.

Em seu ciclo social é educado e respeitoso mostrar interesse pelas pessoas de seu convívio, então não seja arrogante ou desinteressado.

Para melhor saber como ajudar as pessoas mostraremos a seguir simples coisas, mas que podem ajudar muito alguém que esteja passando por problemas.

 

→ Ensine: Mesmo que por um pequeno tempo de seu dia, pare para ensinar coisas que você sabe e que podem fazer grande diferença na vida de outro indivíduo, mesmo que coisas banais.

Dessa maneira estará mostrando que a pessoa é importante suficientemente para ceder-lhe um tempo de seu dia.

→ Explique pontos de vista: As pessoas têm sempre dificuldade de observar mais de uma perspectiva, então quando está enfrentar uma dificuldade apresente-a um outro ângulo.

Ensine uma nova visão, e diga os pontos em que ela pode estar errando, lembrando de jamais ser grosseiro.

→ Saiba escutar: Existem momentos em que alguém precisa simplesmente se expressar, falar e ser ouvida, nesse caso lembre-se daquela simples frase “Sou todo ouvidos”.

Conclusão:

Respondendo “Porque seu sucesso é determinado ajudando outros a solucionarem um problema?” é porque terá melhor visão a partir do momento em que ajudar. O melhor jeito de aprender é ensinando, estudos comprovam.

Você se tornará uma pessoa melhor e se sentirá assim. Enfim, terá uma vida muito mais tranquila e muito sucesso em tudo que fizer.

Porque seu Sucesso é Determinado Ajudando Outros a Solucionarem um Problema?
4.5 (90%) 2 votes

Assinante VIP - Sucesso In Foco

COMUNIDADE DO SUCESSO

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos e dicas exclusivas de sucesso!

Um pessimista vê a dificuldade em todas as oportunidades; um otimista vê a oportunidade em todas as dificuldades. ” - Winston Churchill

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: Content is protected !!

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site. Leia mais em Política de PrivacidadeTermos de Condições