O que torna o SWOT particularmente poderoso é que, com um pouco de reflexão, ele pode ajudá-lo a descobrir oportunidades que você pode explorar. E, ao entender as fraquezas do seu negócio, você pode gerenciar e eliminar ameaças que, de outra forma, o surpreenderiam no futuro.
Mais do que isso, olhando para você e seus concorrentes usando essa ferramenta de análise, você pode começar a elaborar uma estratégia que o ajude a se diferenciar de seus concorrentes, para que você possa competir com sucesso em seu mercado.
O que é? Definição da Matriz SWOT
A Análise é considerada uma ferramenta clássica da administração. É uma parte essencial de qualquer planejamento ou análise de negócios. É uma algo incrivelmente simples, mas poderosa, para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia de negócios, esteja você construindo uma startup ou guiando uma empresa já existente.
SWOT significa strengths (forças,), weaknesses (fraquezas,), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).
Pontos fortes e fracos são internos à sua empresa – coisas sobre as quais você tem algum controle e pode mudar. Os exemplos incluem quem está na sua equipe, suas patentes e propriedade intelectual e sua localização.
Oportunidades e ameaças são externas – coisas que acontecem fora da sua empresa, no mercado maior. Você pode aproveitar as oportunidades e proteger contra ameaças, mas não pode alterá-las. Exemplos incluem concorrentes, preços de matérias-primas e tendências de compras de clientes.
Uma análise SWOT organiza seus principais pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças em uma lista organizada e geralmente é apresentada em uma grade simples de dois por dois.
Quem deve participar?
Para que seja eficaz, especialmente os fundadores e líderes da empresa precisam estar profundamente envolvidos. Esta não é uma tarefa que pode ser delegada a outras pessoas.
Mas a liderança da empresa também não deveria fazer o trabalho por conta própria. Para obter melhores resultados, convém reunir um grupo de pessoas com diferentes perspectivas sobre a empresa.
Selecione pessoas que possam representar diferentes aspectos de sua empresa, desde vendas e atendimento ao cliente até marketing e desenvolvimento de produtos. Todos devem ter um assento na mesa.
As empresas inovadoras até olham para fora de suas próprias rotinas internas quando realizam uma análise SWOT e obtêm informações dos clientes para adicionar sua voz única ao processo.
Se você está iniciando ou administrando um negócio por conta própria, ainda é possível fazer uma análise SWOT.
Recrute pontos de vista adicionais de amigos que conheçam um pouco sobre sua empresa, seu contador, possíveis parceiros ou até fornecedores. A chave é ter diferentes pontos de vista.
As empresas existentes podem usar uma análise SWOT para avaliar sua situação atual e determinar uma estratégia para avançar. Mas, lembre-se de que as coisas estão mudando constantemente e você vai querer reavaliar sua estratégia, começando com uma nova análise SWOT a cada seis a 12 meses.
Para startups, uma análise SWOT faz parte do processo de planejamento de negócios. Isso ajudará a codificar uma estratégia para que você comece com o pé direito e saiba a direção que você planeja seguir.
Como fazer uma análise SWOT
Determine o objetivo: Decida sobre um projeto ou estratégia chave para analisá-lo e colocá-lo no topo da página.
Fazer uma análise SWOT é semelhante a reuniões de brainstorming, e existem maneiras certas e erradas de executá-las. Todos podem pegar um bloco de notas adesivas e gerem ideias por conta própria para começar as coisas. Isso evita o pensamento de grupo e garante que todas as vozes sejam ouvidas.
Depois de cinco a dez minutos de brainstorming privado, coloque todas as notas na parede e junte ideias semelhantes. Permitir que qualquer pessoa adicione notas adicionais neste ponto se a ideia de outra pessoa gerar um novo pensamento.
Uma vez que todas as ideias estejam organizadas, é hora de classificar as ideias.
Eu gosto de usar um sistema de votação onde todos recebem cinco ou dez “votos” que podem distribuir da maneira que quiserem. Pontos pegajosos em cores diferentes são úteis para esta parte do exercício.
Crie uma grade: Desenhe um quadrado grande e divida-o em quatro quadrados menores.
Tire conclusões: Analise o diagrama SWOT finalizado. Certifique-se de observar se os resultados positivos superam os negativos. Se o fizerem, pode ser uma boa decisão para realizar o objetivo. Se não o fizerem, podem ser necessários ajustes, ou então o plano deve simplesmente ser abandonado.
Perguntas que podem ajudar a inspirar sua análise
Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer à sua equipe quando estiver criando sua análise SWOT. Essas perguntas podem ajudar a explicar cada seção e estimular o pensamento criativo dos participantes.
Forças
Pontos fortes são atributos internos e positivos da sua empresa. Essas são coisas que estão sob seu controle.
- Quais processos de negócios são bem sucedidos?
- Quais ativos sua equipe tem, como conhecimento, educação, rede, habilidades e reputação?
- Quais ativos físicos você tem, como clientes, equipamentos, tecnologia, dinheiro e patentes?
- Quais vantagens competitivas você tem sobre sua concorrência?
Fraquezas
As fraquezas são fatores negativos que prejudicam seus pontos fortes. Estas são coisas que você pode precisar melhorar para ser competitivo.
- Existem coisas que sua empresa precisa para ser competitiva?
- Quais processos de negócios precisam de melhorias?
- Existem ativos tangíveis que sua empresa precisa, como dinheiro ou equipamento?
- Existem lacunas no seu time?
- A sua localização é ideal para o seu sucesso?
Oportunidades
São situações externas em seu ambiente de negócios que provavelmente contribuirão para o seu sucesso.
- Seu mercado está crescendo e há tendências que incentivem as pessoas a comprar mais do que você está vendendo?
- Há eventos futuros que sua empresa possa aproveitar para expandir seus negócios?
- Há mudanças futuras nos regulamentos que possam impactar positivamente sua empresa?
- Se sua empresa está funcionando, os clientes pensam muito bem em você?
Ameaças
Ameaças são situações externos sobre os quais você não tem controle. Você pode querer considerar a criação de planos de contingência para lidar com eles, caso ocorram.
- Você tem concorrentes em potencial que podem entrar no seu mercado?
- Os fornecedores sempre poderão fornecer as matérias-primas de que você precisa com os preços que você precisa?
- Os desenvolvimentos futuros da tecnologia podem mudar a forma como você faz negócios?
- O comportamento do consumidor está mudando de uma forma que poderia impactar negativamente o seu negócio?
- Existem tendências de mercado que podem se tornar uma ameaça?
Regras simples
Seja realista sobre os pontos fortes e fracos da sua empresa. Deve distinguir entre onde sua organização está hoje e onde poderia estar no futuro.
Deve ser sempre específico. Evite áreas cinzentas. Sempre aplique a ferramenta em relação à sua concorrência, ou seja, melhor ou pior do que a sua concorrência.
Mantenha sua análise curta e simples. Evite a complexidade e a análise excessiva.
Exemplo de uma análise SWOT
O SWOT é uma ferramenta muito popular entre os estudantes de marketing, porque é rápido e fácil de aprender.
Se quiser ver na prática um exemplo de como aplicar a análise de Swot na implantação de uma em empresas que precisa melhorar sua estratégia de Marketing e ajudá-lo a ter uma noção melhor do que no exemplo SWOT realmente parece, veja aqui o artigo Como usar a ferramenta Analise Swot na elaboração de um projeto digital.
Irá ver na pratica como aplicar e o que observar, nos 4 componentes (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaças).
O que fazer a seguir
Com sua análise SWOT completa, você está pronto para convertê-la em estratégia real.
O primeiro passo é olhar para os seus pontos fortes e descobrir como você pode usar esses pontos fortes para aproveitar suas oportunidades.
Então, veja como suas forças podem combater as ameaças que estão no mercado. Use essa análise para produzir uma lista de ações que você pode executar.
Com sua lista de ações em mãos, olhe para o calendário de sua empresa e comece a colocar metas (ou marcos) nele. O que você deseja realizar em cada trimestre (ou mês) do calendário daqui para frente?
Você também vai querer fazer isso analisando como as oportunidades externas podem ajudá-lo a combater suas próprias fraquezas internas. Você também pode minimizar esses pontos fracos para poder evitar as ameaças identificadas?
Novamente, você terá uma lista de ações que você deseja priorizar e agendar.
Quando você dedicar um tempo para fazer uma análise SWOT, estará armado com uma estratégia sólida para priorizar o trabalho que precisa fazer para expandir seus negócios.
Você pode pensar que já sabe tudo o que precisa fazer para ter sucesso, mas uma análise SWOT o forçará a analisar sua empresa de novas maneiras e de novas direções. Você verá seus pontos fortes e fracos e como poderá aproveitá-los para aproveitar as oportunidades e ameaças existentes em seu mercado.
Levando a Conclusão com Benefícios e limitações
A análise SWOT traz uma abordagem prática que tem a vantagem de poder aplicá-la em qualquer lugar e a qualquer momento.
Ao mesmo tempo ajuda a dar orientação (definição de objetivos e metas) e iniciar a conversa sobre os possíveis passos adicionais (prioridade, impacto e recursos). No entanto, existem também limitações usando este método de estratégia.
Ao aplicar este método, você obterá uma “imagem” de um determinado momento no planejamento estratégico. Isso pode ter consequências nos estágios futuros da implementação da estratégia.
Mesmo sendo de uma metodologia prática e a rapidez com que pode ser estabelecido, pode levar a conclusões rápidas, mas também resultados enganosos.
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